Virtual Solar

O Sistema Solar funciona à noite?

O Sistema Solar funciona à noite?

Muitas pessoas têm dúvidas se energia solar funciona a noite. É importante ressaltar que esse tipo de sistema tem o pleno funcionamento em um dia de céu limpo, sem o surgimento de nuvens, independente da época do ano.

A energia solar fotovoltaica não funciona à noite, porém existem duas soluções para isso: utilizar um banco de baterias que armazena a energia para ser usada quando não há geração ou ter o sistema conectado à rede distribuidora, que fornece energia à noite.

Durante a noite, a geração de energia solar fotovoltaica não acontece, portanto, quando a única fonte de energia elétrica disponível é a fotovoltaica, é necessária a utilização de um banco de baterias conectado ao sistema para o armazenamento da energia. Quando o fornecimento de energia elétrica ocorre por parte da rede de distribuição pública, não é necessário conectar baterias ao sistema fotovoltaico, pois, nos dias chuvosos e durante a noite, a concessionária pode fornecer energia elétrica e suprir a necessidade do consumidor.

Porém, o que acontece hoje, mesmo em um dia ensolarado – com o sistema solar fotovoltaico gerando energia elétrica – se o fornecimento de energia elétrica vinda da rede da distribuidora for interrompido, o sistema fotovoltaico também deixa de fornecer energia elétrica para o consumo. Essa decisão deu-se a partir da norma brasileira “ABNT NBR IEC 62116” que garante o “anti-ilhamento’ da unidade consumidora que possui instalado um sistema de geração distribuída com inversor interativo.

Isso significa que um sistema não pode operar isolado (ilhado) do conjunto que o cerca (anti-ilhamento). Então, se todas as residências da rua ficarem sem energia elétrica, aquela que possui geração distribuída também deverá ficar.

Uma das alternativas é o sistema fotovoltaico híbrido para trazer a junção dos pontos positivos dos sistemas conectados à rede (On Grid) e dos sistemas isolados (Off Grid). Dessa maneira, com as baterias de grande capacidade, o consumidor que possuir um sistema de geração distribuída com essas características ficará munido de três fontes de energia elétrica: a rede de distribuição, a geração fotovoltaica e o abastecimento por baterias.

Essas opções dão ao consumidor mais um passo em busca da autossuficiência energética. Dessa forma, durante a noite ou em dias chuvosos, sem a ação dos raios solares, o sistema de geração será capaz de suprir o déficit do fornecimento de energia para algumas cargas, por meio das baterias.

Além disso, o consumidor também pode escolher em quais períodos ele necessitará de energia elétrica originada da rede de distribuição, pela concessionária, evitando também o problema da falta de geração de energia elétrica por meio da energia solar durante o período noturno.