A REDUÇÃO DOS GASTOS COM AQUISIÇÃO
Devido à demanda crescente pelos painéis solares, os custos de aquisição do sistema vêm caindo progressivamente. Assim, usar energia solar como fonte alternativa para a energia elétrica é uma boa opção para as pequenas e médias empresas.
Como se trata de um investimento em longo prazo, muito bancos e outras instituições financeiras recebem incentivos do governo para realizar
financiamentos especiais para as pequenas empresas que desejam instalar sistemas de energia solar.
A REDUÇÃO DOS CUSTOS COM TRIBUTAÇÃO
A energia elétrica do Brasil é uma das mais caras do mundo. Conforme a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), os tributos que envolvem o setor podem alcançar um percentual de 56% do valor total da conta de luz.
Empresas menores tendem a sofrer mais com o reajuste das tarifas e não podem abrir mão desse recurso (energia elétrica), fundamental para qualquer ciclo de produção e vendas.
A energia solar para empresas é uma solução que permite à organização contar com sua própria fonte de eletricidade, não ficando tão dependente do serviço público e, consequentemente, pagando contas mais baixas no final de cada mês e ganhando mais competitividade.
A ESTABILIDADE DO FLUXO DE CAIXA
Uma empresa com um sistema de energia solar conta com proteção e estabilidade, que são dois importantes critérios para a sobrevivência e o sucesso do negócio.
A PME (pequena e média empresa) fica protegida contra as oscilações nas tarifas de energia elétrica, as quais só contribuem para aumentar as despesas durante o ano e tornar o controle do fluxo de caixa mais difícil.
Usufruindo de um sistema particular que converte energia solar em energia elétrica, a empresa obtém um fluxo de caixa estável, com a previsibilidade de quanto será gasto mensalmente com as contas de luz — para isso, basta comparar a potência do sistema de energia solar com a média de consumo mensal.
No caso de o sistema ser capaz de suprir toda a necessidade de consumo do negócio, os custos mensais da conta de luz serão limitados às taxas fixas da distribuidora da cidade (tarifa de iluminação pública, por exemplo).
A MANUTENÇÃO DE BAIXO CUSTO
Depois que o sistema for instalado por uma equipe especializada, serão necessárias manutenções periódicas para garantir a durabilidade e o bom desempenho dos painéis.
Dentre os gastos com um sistema de energia solar para empresas pequenas, a manutenção é um dos mais baixos. Consiste em procedimentos simples e baratos que podem ser efetuados até por um
funcionário: semestralmente, é necessário limpar os painéis com água corrente para evitar o acumulo de folhas e sujeira.
ROI – RETORNO SOBRE INVESTIMENTO
Vale a pena dedicar um tópico para falar apenas do ROI, o Retorno sobre o Investimento, pois esse índice é de fundamental importância para PMEs.
Os gastos iniciais de um sistema fotovoltaico parecerão muito altos sob uma primeira análise. Porém, quando se calcula o ROI com cuidado e exatidão, percebe-se que a energia alternativa contribui para uma considerável diminuição nas despesas do negócio.
Falando na linguagem dos investimentos, a energia solar pode oferecer uma rentabilidade seis vezes maior que a oferecida pela Caderneta de Poupança!
Portanto, pense na possibilidade de adquirir um sistema de energia solar para empresas e, além de reduzir seus custos com as contas de luz, transformar seu negócio em um exemplo de economia sustentável!